sábado, 22 de junho de 2024

E quando acabarem as perguntas?

Em Abril de 2022, Paulo Kellerman surpreendeu-nos com o lançamento de um livro de poemas; depois de tudo o que escreveu ao longo de mais de vinte anos de vida literária, a poesia constituiu um desafio. Quem conhece o Paulo sabe bem o que traduz a palavra desafio:
c o n c r e t i z a ç ã o.

E quando acabarem as perguntas?, continua a ser um livro espantoso: não perdeu a essência do questionamento, do remexer no que dói, do despertar de emoções, da provocação do pensamento.
Continuo a folheá-lo, releio as palavras, procuro e entro nos sentidos, inquieto-me com os lugares para onde os pensamentos me levam; de lá, trago ainda mais questões sem respostas, aguardando pelas viagens interiores. Cada nova leitura, é uma descoberta.

Ana Gilbert, exímia criadora de novos sentidos, pegou no livro de Paulo Kellerman e transformou-o: reimaginou tudo.
And when the questions are over? REIMAGINED é um belíssimo livro-objecto  de encadernação artesanal, construído com experiência, sentimento, partilha e cuidadosa dedicação na concepção; cada exemplar é um tesouro.

A transformação deu-lhe pele, toque, um outro olhar, materializou os sentidos. A Ana reescreveu o livro ao trazer a poesia para a língua inglesa e nas palavras que fotografou, nasceram novas imagens, que muitas vezes completaram aquelas que eu tinha formado durante as minhas leituras.Foi uma viagem sensorial incomparável aquela que fiz quando abri o livro e permiti que os dedos percorressem suavemente a textura da capa e as nervuras da lombada, a rugosidade das folhas que foram expandindo sensações; as emoções saltaram com o encontro visual das fotografias,belas e equilibradas, desafiadoras e arrebatadoras.

Porquanto os textos, as imagens, as texturas, os pensamentos despertados pelo livro fossem absolutamente incríveis, ao transporem música e voz para os poemas, o patamar do sublime foi atingido.

Não foi só o impacto visual, não foi só o tacto que fizeram a diferença. Com este passo, tornaram audíveis quatro criações do poeta, a voz de Paulo Kellerman fez-se ouvir dando corpo aos poemas, os quais foram acompanhados pelas espantosas composições musicais de Paulo Vicente (POROS), um criativo das sonoridades e das melodias.

Tenho um objecto único; cada exemplar é, sem qualquer dúvida, um belíssimo tesouro.
Parabéns pela vossa obra.


Nota:
o design é de Licínio Florêncio, a impressão de Arte Ampliada e a encadernação artesanal é de Eliana Yukawa|Yume Ateliê & Design.


















1 comentário:

  1. obrigada, querida Cris, pelas palavras tão generosas e tão cheias de carinho...

    ResponderEliminar